quarta-feira, 3 de outubro de 2018

COMO FAZER TREINOS COM MUITOS JOGADORES MESMO TENDO POUCO TEMPO



Muitos treinadores de Futsal têm alguns problemas com número excessivo de jogadores no elenco.


O maior problema disso é que muitas vezes se dá pouco tempo de jogo para determinados jogadores.


Além disso, na tentativa de dar ritmo para todos, o treinador se sente obrigado a fazer constantes substituições, causando grande desgaste mental e desviando seu foco de questões mais importantes.



Sem contar que as constantes trocas dão pouca continuidade pra quem está dentro de quadra.


Pensando nisso, resolvi compartilhar um método que já uso para incluir vários jogadores num exercício.



INCLUINDO TODO MUNDO



Se eu falasse que você poderia fazer um jogo de GR+8 x 8+GR, talvez você pensasse numa grande bagunça dentro de quadra.


Mas sim, você pode sim incluir 16 jogadores de linha (ou até mais) para fazer seu exercício de treino.


Veja a imagem abaixo:




Observe que tem duas equipes: uma azul e outra laranja.


Ambos os times possuem 9 jogadores: 1 goleiro, 4 somente defendendo (jogando do meio da quadra pra trás) e 4 somente atacando (jogando do meio da quadra pra frente).


Esse desenho de atividade favorece muito o desenvolvimento de jogo em espaço reduzindo, sistemas de marcação alta e saídas de pressão.


Perceba que na imagem acima eu coloquei uma faixa amarela fininha em cada lado da quadra.


É ideal que você coloque uma pequena zona livre de pressão, para que na transição entre os dois lados da quadra, o jogo continue fluindo sem aglomerações.


 MODIFIQUE E ADAPTE



A situação de 4x4 é um exemplo, por ser a situação do jogo formal de Futsal, deve ser muito utilizada, mas você também pode variar as situações.


Brinque com as situações. Você pode fazer um 7x7, com uma situação de 4x3 em cada lado da quadra. Ou até mesmo um 9x9, com 5x4 para o time que está atacando, trabalhando situações de goleiro linha.


É legal que, em alguns momentos você adicione outras regras, como limite de toques na bola ou crie zonas onde a finalização deve ser feita exclusivamente.


Enfim, as possibilidades são infinitas e você pode adaptar de acordo com sua realidade e adicionar condicionamentos que vão de encontro com o Modelo de Jogo da sua equipe.


Isso é só uma sacada simples que preferi repassar sem mais delongas. Espero realmente que esse artigo tenha trago algo de útil para seu trabalho.


Não esqueça que se você quiser mais conteúdo gratuito, pode baixar nosso E-book "Organizando Uma Forma de Jogar" clicando no link abaixo:




Então por hoje é só amigo, se você já aplica esse Método, comente em baixo os resultados que você obteve e quais as melhoras que percebeu.


Então é isso, até a próxima...


Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário