segunda-feira, 1 de outubro de 2018

IDEIAS DE TREINAMENTO PARA A MARCAÇÃO ZONA NO FUTSAL



Uma dos questões que mais me pedem ajuda na hora de planejar  treinamentos são aquelas relacionadas a marcação por zona.


Por isso, resolvi escrever esse artigo para trazer ideias para o treinamento de defesas que marcam zona.


Durante muito tempo, esse foi o meu tipo preferido de marcação, e isso me fez ter alguns insights na época.



Também vou repassar alguns conteúdos que me ajudaram bastante.


O objetivo deste conteúdo não é somente dar material pra você copiar, mas sim mostrar elementos que podem ser aplicados num treinamento de defesa por zona. 


MARCAÇÃO ZONA



Antes de passarmos para as atividades propriamente ditas, devemos caracterizar a Marcação por Zona.



Conforme já falei noutro artigo aqui do blog a marcação por zona se preocupa em fechar os espaços de acordo com a posição da bola.


É muito comum vermos equipes em inferioridade numérica marcarem por zona. Por exemplo, a marcação contra goleiro linha costuma ser zonal.


A maior vantagem da marcação por zona é que ela possibilita fechar espaços vitais da quadra e facilita a existência de coberturas.


A principal vulnerabilidade desse tipo de marcação é que ela exige muita sincronia coletiva e confiança nos companheiros. O mínimo de hesitação pode ser fatal.


Portanto, os exercícios de Marcação Zonal devem priorizar a defesa de um espaço específico e fechamento de linhas de passe.


ATIVIDADES PARA MARCAÇÃO ZONA:





No exercício acima, é apresentado o conceito de um comportamento individual na marcação zona: o fechamento de linhas de passe.


No caso, o "bobinho" deve ser agressivo ao portador da bola ao mesmo tempo que deve cortar as linhas de passe para os jogadores sem bola.




No exercício acima, do Barcelona, o jogador de defesa é obrigado pressionar os jogadores com bola e se preocupar com o jogador no centro, bem como com as invertidas de bola, que dificultarão o seu trabalho.


Observe que o jogador que perde a bola se junta ao bobinho anterior.




Acima temos um vídeo postado por nós mesmo, onde abordamos o conceito de proteção de uma determinada zona, além da ação de pressionar a bola agressivamente assim que esta entrar lá.


Sobre o vídeo abaixo, assista do 1:55 até os 2:40, que é o momento em que o Marquinhos Xavier fala do comportamento da defesa na inferioridade numérica e pule para 4:30 (Se quiser ver o vídeo todo pode ver, o conteúdo é muito rico).




Veja como o exercício acima aborda várias questões.


Observe também que uma delas é a obrigação que a defesa tem de marcar em inferioridade numérica e fechar várias linhas de passe.


Perceba que todos exercícios de marcação zona tem pelo menos um desses princípios:

  • Inferioridade numérica;

  • Espaço a ser protegido;

  • Obrigação de fechar linhas de passe.


Se você quer mais material gratuito para Futsal, baixe nosso E-book "Organizando Uma Forma de Jogar" no link abaixo:




Então por hoje é só amigo.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil, até a próxima...


Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário